top of page

sobre

Bendita seja a Arte

Enriquece minha história

Leva-me a lugares fascinantes e inexplorados

Mostra com sinceridade e pureza o que sinto

Faz-me desenvolver a consciência de quem sou

Perceber a minha comunhão com o mundo e

Reconhecer que não sou mais do que as minhas vivências

 

eloisa remedio 
artista plástica 

Em Caconde, interior de São Paulo, cidade onde nasci, vivi intensamente quando criança as festas populares, religiosas e suas preparações.

O lúdico estava presente nas paredes das casas das benzedeiras, nas rendas e tecidos da minha mãe costureira, nos estandartes juninos, nas fantasias das folias, nos andores de santos, nas crianças vestidas de anjos nas procissões. 

A Igrejinha e as ruas repletas de bandeirinhas nas quermesses, os fogos depois da missa, a Via Sacra, a reunião de pessoas e o contato permanente com a natureza - pés no chão, barro, árvores, plantações – fizeram parte das minhas vivências e tem trazido elementos que se misturam às minhas pinturas. São várias fases que poderiam ser sintetizadas e chamadas de “Raízes”.

 

Cores, formas e temas retratam um primitivo que se mistura ao novo. Pinceladas intensas, estampas, corações, flores e espinhos, raízes, troncos e galhos de árvores, bandeirinhas, temas religiosos, são recorrentes nas minhas telas. A religiosidade nelas contida nada tem de fanatismo, persiste pela grande apreciação de uma cultura popular movida pela fé e pelo sincretismo. Santas, mães, iemanjás, rainhas, que também surgem nas minhas criações, trazem o simbolismo da força e da delicadeza do Feminino e do Sagrado. 

 

///
Minha formação acadêmica é em Arte educação com habilitação em desenho (jan/89 – dez/91) e em Arte terapia (especialização) pelo Instituto Sedes Sapientiae (jan/02 – dez/04). 
Atualmente, meu tempo no Atelier Fazendo Arte é dedicado à pintura, as aulas de artes que ministro para crianças e adultos, aos atendimentos arte terapêuticos e as festas de aniversários com oficinas que preparo com o mesmo entusiasmo daquelas festas lá do interior...

 

bottom of page